Ícone do site Jornal da Chapada

‘Todos pela Alfabetização’ é finalista do prêmio nacional Medalha Paulo Freire

ronaldo
O programa foi selecionado pela sua experiência de alfabetizar e emancipar as pessoas privadas de liberdade| FOTO: Divulgação/Ronaldo Silva |

O Todos pela Alfabetização (Topa) é finalista no prêmio nacional Medalha Paulo Freire, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O programa do Governo do Estado – realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o MEC – foi selecionado por já ter alfabetizado 1,4 milhão de pessoas em todo a Bahia, desde 2007. A premiação vai acontecer durante o VI Confintea Brasil +6 – Seminário Internacional de Educação ao Longo da Vida, que acontece de 25 a 27 de abril, em Brasília.

O Topa foi selecionado para concorrer à Medalha Paulo Freire, especialmente, pela sua experiência de alfabetizar e emancipar as pessoas privadas de liberdade. “Estar entre os dez finalistas tem um grande significado pela própria importância do prêmio, que leva o nome do educador cuja concepção de educação é adotada pelo Topa. É também gratificante o nosso programa ter sido escolhido em meio a tantos, em todo o país, por conta da sua proposta de semear sonhos e plantar esperanças por onde passa ao alfabetizar pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e a escrever na idade certa”, afirmou a coordenadora do Topa, Elenir Alves.

Criado em 2007, pelo Governo da Bahia, em parceria com o Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), o Topa é o maior programa de alfabetização do país. Desde que foi inaugurado, já beneficiou 1,4 milhão de jovens (acima de 15 anos), adultos e idosos não-alfabetizados. Isso graças à parceria com prefeituras municipais e entidades dos movimentos sociais e sindicais, universidades públicas e privadas. São 416 municípios parceiros, 600 entidades do movimento social e sindical e 32 mil bolsistas formados (alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores intérprete de libras).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas