Ícone do site Jornal da Chapada

Céu parcialmente nublado a claro e pouca possibilidade de chuvas na Chapada Diamantina

jorna
As temperaturas estarão elevadas (máximas podendo chegar aos 34°C). Durante a noite esses índices ficam mais agradáveis, com mínimas de até 16ºC | FOTO: Jornal da Chapada |

A massa de ar quente e seco que predomina sobre o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro, continua intensa, dificultando a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas na maioria dos Estados dessas Regiões. Na Bahia, o efeito da permanência dessa massa de ar é mais evidente nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde o predomínio é de céu ensolarado e são esperados os maiores índices de temperaturas, com máximas variando entre 35 ºC e 37ºC, normal no início do outono.

Para a Chapada Diamantina e Sudoeste, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e pouca possibilidade de chuvas. Devido à atuação desse sistema, as temperaturas também estarão elevadas (máximas podendo chegar aos 34°C), porém, a noite esses índices ficam mais agradáveis, com mínimas de até 16ºC, principalmente nas áreas serranas. Vale lembrar que, esse tempo quente e seco contribui para o surgimento de focos de queimadas em algumas localidades dessas regiões do Estado.

Para o Recôncavo, Nordeste e Sul, quem mais continuará influenciando o tempo é a umidade vinda do Oceano Atlântico que, somada a temperaturas de até 33°C (máximas), favorece no aumento de nebulosidade e das chances de ocorrer chuvas, sobretudo nas regiões do Recôncavo e Sul. Essa é a mesma condição de tempo na cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se mantêm elevadas, com máximas de até 32°C.

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para os dias quarta-feira (20) e quinta-feira (21) permanecerão altos, variando de 9 a 12, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados nas categorias “Muito Alto e Extremo”. Com isso, a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre as 10 e as 16 horas, requer cuidados. Assim, a OMS recomenda a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando assim danos à saúde, principalmente, a pele e aos olhos. Com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas