Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Governo investe mais de R$ 1 milhão na Central de Abastecimento de Seabra

foto6
A meta é atuar na operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 15 municípios da região, abrangendo 61 localidades e 9.556 usuários | FOTO: Mário Marques/Ascom SIHS |

O Programa de Fortalecimento das Centrais de Associações de Saneamento Rural ganhou impulso na tarde desta quarta-feira (20), com o aporte de mais de R$ 1 milhão, oriundos do Banco Mundial. Os recursos serão destinados por meio de um convênio entre a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Os valores serão utilizados na recuperação de sistemas, capacitação de equipes, aquisição de materiais e equipamentos para a Central de Abastecimento de Seabra, na Chapada Diamantina. A meta é atuar na operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 15 municípios da região, abrangendo 61 localidades e 9.556 usuários.

“Não se trata da assinatura de um simples convênio. O que fazemos hoje é um resgate da dignidade da população, assegurando um direito constitucional que é o acesso à água de qualidade”, enfatizou o secretário da SIHS, Cássio Peixoto, durante a assinatura do convênio. “Ratificamos aqui o nosso compromisso, oferecendo as ferramentas para a construção de um modelo sustentável que sirva de referência para outros territórios baianos”. O aporte dos recursos será feito via Programa Bahia Produtiva, financiado pelo Banco Mundial. “Nossa expectativa é que a gestão da água no meio rural seja traduzida de forma concreta, com condições melhores para os beneficiários”, destacou o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues.

Para o presidente da Central de Abastecimento de Seabra, Osvaldo Santos, a partir de agora, a Central terá condições de atuar de forma mais adequada. “Os sistemas geridos pelos munícipes precisam ser fortalecidos para dar continuidade aos atendimentos. E é muito bom ver o estado integrado para que as coisas aconteçam de forma harmônica e coesa”, finalizou Santos, agradecendo pela possibilidade de transformar o modelo de Central de Abastecimento de Seabra em referência na Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas