Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Temperaturas elevadas e chuvas fracas marcam feriadão

30Fogo-na-Chapada-Diamantina-Foto-Portal-Chapada - capa - artigo
As regiões com maior predomínio dessa massa de ar são Oeste, São Francisco, Norte e setor oeste da Chapada Diamantina | FOTO: Portal Chapada/Facebook |

Para esse final de semana prolongado por conta do feriado de Tiradentes, não estão previstas mudanças nas condições do tempo na Bahia. Isto se deve a massa de ar quente e seco que permanece mantendo as temperaturas elevadas e inibindo as chuvas na maioria das regiões do Estado.

As regiões com maior predomínio dessa massa de ar são Oeste, São Francisco, Norte e setor oeste da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a maior parte do período será de céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas. Temperaturas mínimas de até 16°C deverão ser registradas na Chapada Diamantina e Sudoeste, principalmente, nas áreas serranas. Outro reflexo da atuação dessa massa de ar é a redução da umidade relativa, para índices chegando aos 30%, principalmente no meio da tarde, o que aumenta os riscos de ocorrer focos de queimadas nessas áreas.

Mesmo com essa previsão de estiagem em grande parte da Bahia é no setor leste da Chapada Diamantina onde há maior possibilidade de ocorrer chuvas. Tal condição é resultante dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que continuam sendo os principais responsáveis por favorecer o aumento da nebulosidade, deixando o céu parcialmente nublado com chuvas fracas. Esses ventos juntamente com as temperaturas, também elevadas (máximas de até 35°C), contribuirão para que essas chuvas ocorram e com maior frequência no final da tarde e decorrer da noite.

Índice de Radiação Ultravioleta
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para o período de quinta-feira (21) a domingo (24) permanecerão altos, variando de 9 a 11, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados nas categorias “Muito Alto e Extremo”. Com isso, a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre as 10 e às 16h, requer cuidados. Assim, a OMS recomenda a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando assim danos à saúde, principalmente, a pele e aos olhos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas