Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cães farejadores auxiliam na nova fase de buscas ao turista espanhol desaparecido

foto67
De acordo com ACV-VC, a intenção é fazer uma varredura nos principais pontos onde existem registros de perdidos | FOTO: Divulgação/ACV-VC |

Até a segunda-feira (25) duas novas equipes farão buscas pelo turista espanhol Hugo Ferrara Tormo, desaparecido desde dezembro de 2015 na região da Chapada Diamantina. Com reforços de cães farejadores, as equipes formadas por brigadistas e resgatistas continuarão a varredura, que começou nesta sexta-feira (22), até o dia 25. De acordo com informações da Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), o auxílio do grupo Unidade K9 é fundamental na busca e resgate de pessoas e aponta a estratégia montada para essa nova fase.

“A ACV-VC desenvolveu o planejamento estratégico e o plano de ação diário das equipes e irá conduzir [guiar] o grupo Unidade K9 pelo trajeto planejado, garantindo a acessibilidade em áreas de difícil acesso com segurança para o desenvolvimento da busca. A ação começou hoje [sexta] e irá se estender até segunda. A ACV-VC está disponibilizando telefone, internet e toda estrutura da sede para os envolvidos na ação”, aponta informativo da associação divulgado em redes sociais.

Um dos trajetos de buscas tem cerca de 12 quilômetros de extensão | FOTO: Divulgação/ACV-VC |

Ainda conforme a ACV-VC, saíram para as buscas oito brigadistas. Eles vão acompanhar outros oitos profissionais de resgate da Unidade K9 e quatro cães farejadores. A associação também aponta que os brigadistas serão divididos em dois grupos para aumentar a área de busca. “O objetivo é fazer uma varredura nos principais pontos onde existem registros de perdidos”, frisa a direção por meio de nota.

Serão priorizadas áreas como o encontro dos Rios Capivara e Capivari, descendo sentido Estrada Velha do Garimpo. Uma das equipes também vai até os Lajedos, entrada da trilha Cachoeira do XXI, Fumaça de Frente e arredores do mirantes da Cachoeira da Fumaça. De acordo com a nota, os brigadistas da ACV-VC montarão duas bases de apoio e serão responsáveis pela alimentação, segurança e comunicação da Unidade K9.

Segundo a ACV-VC, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) vai apoiar a equipe terrestre quando chegar das buscas ao município de Lençóis. A associação do Capão informa que disponibilizou para essa ação oito rádios comunicadores, dois spots, um GPS, além de equipamentos de primeiros socorros e de cozinha.

Jornal da Chapada

1 / 7
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas