Ícone do site Jornal da Chapada

Vacinação contra a febre aftosa começa na próxima semana em toda a Bahia

seagri
A campanha encerra no dia 31 de maio | FOTO: Reprodução/Seagri |

A campanha de vacinação de rebanho bovino e bubalino (búfalos) contra a febre aftosa na Bahia será iniciada no próximo domingo (1). A estimativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é vacinar 10.854.311 animais dos 384.393 criadores, já que nesta etapa todos os animais precisam ser vacinados, independente da faixa etária. No ano passado, os produtores vacinaram 94.54% do rebanho bovídeo. A campanha encerra no dia 31 de maio.

O governo do Estado reforça a obrigatoriedade de vacinar e está atento à sanidade animal para que nenhuma doença comprometa os rebanhos baianos, principalmente a febre aftosa. A gravidade da proliferação da doença não decorre apenas das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros países, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes criadores.

O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, chama a atenção para importância dos produtores vacinarem o rebanho, e ressalta os danos que podem ser causados no caso de perda de status de Território Livre de Febre Aftosa com Vacinação, conquistado pela Bahia há 15 anos.

“A Seagri, através da Adab, busca evitar reflexos negativos na renda do produtor e para o agronegócio, visto que uma vez identificado o vírus no Estado, as fronteiras brasileiras são fechadas e os prejuízos são calculados em bilhões de dólares/ano”, destacou Bonfim.

O titular da pasta ainda lembra que “a enfermidade também provoca restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas