Ícone do site Jornal da Chapada

Centro de Educação em Morro do Chapéu promove dia de integração com famílias

foto67
A integração família-escola é uma diretriz do programa Educar para Transformar | FOTO: Reprodução |

O Centro Estadual de Educação Profissional Jubilino Cunegundes (Ceep), localizado no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, teve a última sexta-feira (29) dedicada à família. Pais, mães e responsáveis dialogaram, buscaram informações e aconselhamento com professores e equipe gestora sobre a rotina escolar dos alunos. O encontro, denominado de Plantão Pedagógico, teve a participação do Conselho Tutelar. A integração família-escola é uma diretriz do programa Educar para Transformar para aproximar pais, mães e responsáveis da vida escolar dos filhos.

Para José Agnaldo Jardim, pai Hilquias de Jesus Ribeiro, 16 anos, estudante do 3º do curso técnico em Agropecuária, a iniciativa demonstra uma preocupação da escola para com os alunos. “Percebi, desde quando matriculei meu filho aqui, que o ensino é diferenciado. É um modelo de ensino comprometido com a questão educacional”. Segundo ele, é essencial a presença dos pais na escola. “Faço questão de estar presente, pois a educação é feita em conjunto. Percebo que, com isso, alguns problemas deixam de existir”.

Estudante e mãe de aluno do Ceep, Leonice Maria dos Santos sabe da importância da participação dos pais para a educação. “Nós não podemos deixar a responsabilidade da educação apenas para a escola”. Ela cursa o 3º ano do curso técnico de Alimentos (Proeja) e sua filha, Mariana dos Santos, 14, está no 1º ano do mesmo curso. Leonice afirma que, por fazerem o mesmo curso, é mais fácil ajudar sua filha nos estudos. “Eu estudo à noite e Mariana pela manhã. Sempre pergunto aos professores como ela está, e quando ela tem dificuldade, ajudo nas atividades em casa”.

De acordo com a diretora da unidade, Milena de Moura, a iniciativa foi pensada para atender melhor aos pais, que nas reuniões gerais tinham dúvidas específicas sobre os filhos. “Na reunião em conjunto era difícil atender individualmente os pais. Por isso, criamos este dia. Além disso, temos na nossa unidade muitos estudantes de outras localidades, o que dificultava a participação dos pais. Com o Plantão Pedagógico, nós disponibilizamos o transporte escolar para os pais participarem, já que só eles vêm à escola”. As informações são da Ascom da SEC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas