Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fogo volta na região do Gerais do Rio Preto e ameaça afluente do Paraguaçu

foto67
Chamas são avistadas na região da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/ACV-VC |

O fantasma dos incêndios florestais voltou a rondar a região da Chapada Diamantina, dentro e fora do Parque Nacional. Neste sábado (30), o fogo no Gerais do Rio Preto, na divisa dos municípios de Palmeiras e Mucugê, voltou a ameaçar nascente e afluente do rio Paraguaçu. De acordo com informações da Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), o incêndio começou às 10h da manhã. A direção da ACV-VC cobrou ação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Quando que isso será prioridade, até quando deixarão que se perca as nascentes, afluentes do Rio Paraguaçu? Até quando será conveniente remediar ao invés de prevenir?”, questiona a direção da ACV-VC em publicação de rede social. Ainda segundo a associação, uma equipe de brigadistas está em combate e uma nova se mobiliza para auxiliar na ação.

Também em rede social, o brigadista Edmar Carvalho salienta que o incêndio é próximo ao Candobá e Serra dos Mastruz, e segue queimando desde a sexta-feira (29). “Infelizmente não achei ninguém aqui em Palmeiras para dar apoio ao Capão. Barriguda e Tejuco [brigadas], estou à disposição de vocês, é só falar que vou buscá-los a qualquer hora. Entrada pelo Sítio Novo. E que Deus nos ajude, a temporada mal acabou e já está começando tudo de novo”, completa Carvalho.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas