Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas na Chapada Diamantina

foto6
Temperaturas baixas serão mais frequentes durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã nas áreas serranas | FOTO: Facebook/Cachoeira do Buracão |

Para os próximos dias, as condições do tempo para a cidade de Salvador e região metropolitana ainda deverão ser de céu encoberto e chuvoso, resultado do avanço da frente fria pelo litoral sul da Bahia. Este sistema meteorológico, ao se deslocar para o Oceano Atlântico, contribui para intensificar os ventos úmidos que vem do mar aumentando a nebulosidade e as chuvas, especificamente na faixa leste da Bahia que abrange as regiões Nordeste, Recôncavo e Sul. Mesmo com essa previsão de chuvas, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas variando entre 30°C (no Sul) e 35°C (no Nordeste). Para o Sudoeste e Chapada Diamantina, onde as temperaturas são as menores do Estado (podendo chegar aos 16°C), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas. Essas mínimas serão mais frequentes durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, especificamente, nas áreas serranas dessas regiões.

Para as regiões Oeste, São Francisco e Norte, é a massa de ar seco que continua inibindo a formação de nebulosidade e, consequentemente das chuvas nessas áreas. Essa pouca nebulosidade mantém as temperaturas elevadas, com máximas oscilando entre 33°C no Norte e 36°C no São Francisco. Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para os dias 04/05 (quarta-feira) e 05/05 (quinta-feira) permanecerão altos, variando de 09 a 11, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados nas categorias “Muito Alto e Extremo”. Com isso, a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10 às 16 horas, requer cuidados. Assim, a OMS recomenda a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando assim danos à saúde, principalmente, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas