Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana do Dia das Mães com predomínio de sol na maior parte da Bahia

foto6
Entretanto, as temperaturas mínimas poderão chegar aos 16°C nas áreas serranas da Chapada Diamantina e do Sudoeste | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo previstas para o período que vai desta sexta-feira (6) até domingo (8), que coincide com a comemoração do Dia das Mães será de temperaturas elevadas e poucas chuvas em grande parte da Bahia. Esta situação se deve a permanência de uma intensa massa de ar quente e seco que, além de reduzir a nebulosidade, também contribui para manter as temperaturas elevadas, com as máximas podendo chegar aos 36°C no período da tarde, especificamente, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte. Por outro lado, no período da noite, essa pouca nebulosidade favorece a queda nesses índices, quando as mínimas poderão chegar aos 16°C, especialmente nas áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste.

Na faixa leste do Estado, que inclui as regiões do Recôncavo, Sul e Nordeste, a previsão é de céu parcialmente nublado na maior parte do período. Ainda assim, como é típico dessa época do ano, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico contribuem para a ocorrência de chuvas, no entanto, estas serão de fraca intensidade e mais frequentes nas localidades mais próximas ao litoral. A umidade que vem do Oceano também continua influenciando as condições do tempo na cidade de Salvador e região metropolitana, onde a previsão para este final de semana é de céu nublado a parcialmente nublado e com chuvas fracas. Nesse período as temperaturas na capital baiana não terão grandes variações, com valores oscilando entre 22°C (mínimas) e 31°C (máximas).

Maré
Para o período entre os dias 06/05 (sexta-feira) e 08/05/2016 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 3h às 5h e entre 15h e às 17h com valores variando de 2,2 e 3,1 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 9h às 11h e entre 21h às 23h, com valores variando de 0,1 a 1,0 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca a moderada, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para o período de sexta-feira (6) a domingo (8) permanecerão altos, variando de 8 a 11, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados nas categorias “Muito Alto e Extremo”. Com isso, a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre as 10 e as 16 horas, requer cuidados. Assim, a OMS recomenda a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando assim danos à saúde, principalmente, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas