Ícone do site Jornal da Chapada

URGENTE: STF determina afastamento de Eduardo Cunha do mandato de deputado

Brasília - Eduardo Cunha preside sessão não deliberativa na Câmara dos Deputados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

cunha
Eduardo Cunha também perde a presidência da Câmara dos Deputados | FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil |

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta (5) o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal e da presidência da Câmara. O ministro atendeu o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A decisão é liminar. A assessoria do deputado Eduardo confirmou que ele recebeu, há pouco, a notificação da Corte. Quem assume a presidência da Câmara é o vice Waldir Maranhão (PP-MA), aliado de Cunha.

Leia também:
Brasil: Eduardo Cunha sofre goleada no STF e é afastado da Câmara Federal
“Antes tarde do que nunca”, diz Dilma sobre afastamento de Cunha

Conforme a Folha Online, o ministro Teori acatou denúncias da Procuradoria-Geral da República e apontou 11 situações que comprovariam o uso do cargo pelo deputado para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”. Na peça, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a classificar o peemedebista de “delinquente”.

Cunha foi transformado em réu no STF, por unanimidade, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sob a acusação de integrar o esquema de corrupção da Petrobras, tendo recebido neste caso US$ 5 milhões em propina de contratos de navios-sonda da estatal. Jornal da Chapada com informação da EBC e da Folha.

Leia a íntegra da decisão do ministro Teori Zavascki.

Leia também:
STF vai julgar nesta quinta pedido de afastamento de Eduardo Cunha
Rodrigo Janot acusa Eduardo Cunha de liderar célula criminosa em Furnas

Conheça Cunha

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas