Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia chega aos 15 anos livre da aftosa e lança nova campanha de vacinação

editar
O impacto negativo de uma enfermidade como a febre aftosa em um país como o Brasil é em torno de US$ 7 bilhões por ano ano | FOTO: Reprodução/Seagri |

Os 15 anos do reconhecimento internacional da Bahia como livre de febre aftosa com vacinação foram comemorados durante o evento de lançamento oficial da campanha, nesta sexta-feira (6), no espaço Kaikan, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Mesmo com os problemas enfrentados pela falta de chuva na região, os criadores apoiam a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), vacinando os animais em prol da sanidade animal do estado.

“A meta é vacinar 96% dos cerca de 11 milhões de bovídeos na Bahia e a expectativa é que a regional de Teixeira de Freitas vacine 98% dos animais”, explica o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim. A coordenadoria regional da Adab de Teixeira de Freitas está entre os melhores resultados do estado, com 97,22% obtidos em novembro de 2015. A região influencia diretamente no índice baiano, por ter o maior rebanho regional e os três maiores rebanhos municipais – Itamaraju (183.962), Guaratinga (152.763) e Itanhém (149.940).

O impacto negativo de uma enfermidade como a febre aftosa em um país como o Brasil é em torno de US$ 7 bilhões por ano ano. Diante disso, o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, reforça a importância da vacinação perante os prejuízos socioeconômicos gerados com a constatação da doença. “A aftosa não afeta só os criadores e pecuaristas com o fechamento de marcado, atinge os agricultores, a exemplo da fruticultura e dos grãos, que deixam de exportar. Por isso, devemos continuar vacinando e declarando, sempre em busca da manutenção dos índices vacinais acima de 90%, mínimo exigido pela OIE”, afirma Oziel.

Declaração via internet
O Governo do Estado está trabalhando para melhor atender os criadores. A partir da próxima etapa de vacinação, realizada em novembro, a Adab vai possibilitar a declaração via internet. Ou seja, o criador poderá confirmar a aplicação das vacinas do computador da propriedade ou de casa, bem como atualizar cadastro e rebanho.

A ação gera maior conforto, comodidade e confiabilidade ao Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia e é resultado do comprometimento dos produtores com a pecuária baiana, que tem a sanidade animal como base para o desenvolvimento sustentável da atividade, informa o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal.

A agência continua trabalhando, por meio de políticas públicas, para cumprir o compromisso firmado com o Brasil na erradicação da doença até 2020, em todos os países do continente Americano, conforme consta no Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas