Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil: Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel é denunciado na Operação Acrônimo

pimentel
De acordo com a PF, há indícios de que o governador, quando foi ministro, intercedeu para favorecer a montadora Caoa | FOTO: Reprodução/EBC |

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou na última sexta (6) o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Acrônimo, da Polícia Federal (PF). O empresário Benedito Oliveira Neto – conhecido como Bené , também é citado na denúncia. De acordo com a PF, há indícios de que o governador, quando foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre 2011 e 2014, intercedeu para favorecer a montadora Caoa. Em 2012, foi lançado pelo ministério o Programa Inovar Auto, que concedia incentivos fiscais a indústrias do setor automotivo.

Para garantir sua manutenção no programa, a Caoa teria pago R$ 2,1 milhões. Segundo a Polícia Federal, o valor foi repassado a duas empresas de Bené e dono da Gráfica Brasil – que não prestaram serviços à montadora e foram usadas apenas para emitir notas fiscais frias e receber as verbas. Bené atuou na campanha de Pimentel ao governo de Minas em 2014. Representante do governador Fernando Pimentel, o advogado Eugênio Pacelli informou que não vai se pronunciar porque ainda não tomou conhecimento sobre o teor da denúncia. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas