Ícone do site Jornal da Chapada

Polícia Federal deflagra a 7ª fase da Operação Zelotes e Mantega é alvo de condução coercitiva

manteg
Mantega já teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados | FOTO: Reprodução |

A 7ª fase da Operação Zelotes foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (9). Os policiais cumprem mandados nos estados de São Paulo e Pernambuco e no Distrito Federal. O ex-ministro da fazenda, Guido Mantega, é alvo de condução coercitiva. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Mantega é amigo do dono da empresa e teria nomeado dois conselheiros para analisar o caso da Cimento Penha, que conseguiu abater débito de R$ 106 milhões.

Mantega já teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados. A Operação Zelotes investiga esquema de propinas para diminuição ou eliminação de multas no Carf, além da compra de medidas provisórias nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. A Zelotes investiga a manipulação de julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. A PF estima que foram desviados mais de R$ 19 bilhões.

Agentes da PF e integrantes do Ministério Público Federal cumprem mandados de busca e apreensão e também de condução coercitiva. O alvo desta fase é a Cimento Penha, acusada de pagar valores indevidos para ter multas anuladas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas