Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Casa espetacular no Vale do Capão ganha destaque nacional

casa
O modo de construção, utilizando concreto, também foi destacado pelo site Estilo do UOL | FOTO: Sotero Arquitetos/Divulgação |

A Casa do Bomba, como ficou conhecida a construção do projeto arquitetônico do escritório Sotero Arquitetos, foi destaque na imprensa nacional com a publicação no site Estilo do UOL. Elevada do solo e com uma vista deslumbrante para a paisagem do Vale do Capão, localizado no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, o projeto chegou a ser vencedor do prêmio AsBEA de Arquitetura em 2014, na categoria Residências.

Conforme a publicação do site, “a casa foi erguida com o emprego do concreto armado moldado ‘in loco’, para que se garantisse a mínima intervenção na topografia local e assegurasse o transporte de seus componentes em pequenas quantidades, face à precariedade de acesso ao local e a necessidade de preservá-lo”.

O modo de construção, utilizando concreto, também foi destacado pelo site. De acordo com a publicação, foi o concreto que permitiu o ousado balanço frontal que se apoia em apenas duas colunas: o vão tem 5 metros de extensão e se eleva a 3,5 metros do nível do solo. “O apoio atirantado [que exerce toda a força para que a estrutura permaneça em pé] se dá por duas vigas invertidas que percorrem o comprimento da cobertura.”

Jornal da Chapada

Vale a pena conferir as fotos do lugar:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas