Ícone do site Jornal da Chapada

Secretário de Obama diz que EUA confiam em instituições democráticas do Brasil

obama
A presidente Dilma e o presidente Obama | FOTO: Reprodução/EBC |

No dia em que o Senado brasileiro discute o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o secretário de Imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou que, embora esteja passando por “um momento difícil”, as instituições brasileiras “maduras, duráveis e democráticas” continuarão recebendo a confiança dos Estados Unidos. Segundo Hisg Earbestm, a atenção do mundo estará focada no Brasil, principalmente por causa dos Jogos Olímpicos.

“Então, o Brasil está sob escrutínio e sob alguma pressão, mas os Estados Unidos vão apoiar nosso amigo e parceiro, enquanto lidam com os desafios significativos que enfrentam agora”. Ao ser indagado sobre se as dificuldades políticas preocupam o governo norte-americano, Josh Earnest disse que “o Brasil tem um sistema de leis, é uma democracia madura e pode resolver esses conflitos políticos [no âmbito] do país”.

Zika
O secretário de Imprensa também comentou sobre as preocupações de atletas norte-americanos que participarão dos Jogos Olímpicos em agosto deste ano, no Rio de Janeiro. “Sabemos que o vírus Zika é muito mais difundido no Brasil do que nos Estados Unidos. Por isso, oferecemos nossa ajuda e apoio para as autoridades brasileiras”

Earnest acrescentou que as autoridades brasileiras estão trabalhando de maneira “árdua” para garantir que os atletas possam ficar no Brasil com segurança. “Obviamente, apoiamos os esforços para que os atletas recebam a garantia de segurança durante os jogos”, concluiu o secretário. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas