Ícone do site Jornal da Chapada

Supremo abre inquérito para investigar o senador tucano Aécio Neves

Brasília - Votação do processo de impeachment de Dilma Roussef no plenário do Senado. Na foto, senador Aécio Neves (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

supremo
O senador da República Aécio Neves | FOTO: Reprodução/EBC |

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quarta (11) a abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), requerida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No site do STF, o acompanhamento processual do pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que tem como relator o ministro Gilmar Mendes, traz registrado um despacho do ministro. O site registra que foi acolhida a representação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot “pela instauração de inquérito em desfavor de Aécio Neves da Cunha”.

O texto diz ainda que foi determinado o desarquivamento de outra ação que citava o senador. O trecho do texto registrado no acompanhamento processual diz ainda que foi “determinada a remessa dos autos à Corregedoria-Geral de Polícia Federal para providenciar as inquirições e diligências requisitadas na representação, [com] prazo de noventa dias”.

Leia também:
Gilmar Mendes vai relatar pedido de inquérito contra Aécio Neves no STF

De acordo com manifestação de Janot enviada ao STF no pedido de abertura de inquérito contra Aécio, além das acusações contra o senador feitas pelo doleiro Alberto Yousseff em delação premiada, surgiram “fatos novos” a partir da delação do senador cassado Delcídio do Amaral, ex-líder do governo no Senado Federal.

Quando o processo foi redistribuído na terça (10) a pedido do ministro Teori Zavascki, a assessoria de imprensa de Aécio Neves disse estar convicto de que as investigações comprovarão a falsidade das citações feitas e considerou natural e necessário que investigações sejam feitas e que demonstrarão a correção da conduta dele. Da Agência Brasil.

Acompanhe ao vivo a votação no Senado:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas