Ícone do site Jornal da Chapada

Fotos: Festa dos Vaqueiros em Wagner abre temporada de forró na Chapada Diamantina

foto67
O cortejo da vaqueirama trazia à frente a comissão organizadora e a rainha e a princesa da festa | FOTO: Jornal da Chapada |

Final de semana de animação no município de Wagner, na Chapada Diamantina. O Jornal da Chapada publica as imagens da festa dos vaqueiros, neste domingo, que contou com a participação de diferentes segmentos da sociedade e da vaqueirama de várias partes da região. As homenagens ao vaqueiro, considerado na Bahia Patrimônio Cultural e Imaterial, tiveram uma programação de três dias de festas com shows e competições.

Na sexta-feira (13), a folia começou com a saída do tradicional bloco ‘Encanta Eu’ e, durante a noite, o povo lotou a praça com as atrações locais e regionais, uma iniciativa da prefeitura municipal, atualmente administrada pelo prefeito Natã Garcia Hora (PSD). No sábado, a festa começou com a corrida de jegue que, este ano, voltou mais organizada e mais animada. Ainda de noite, além das atrações locais e regionais, a banda ‘Arreio de Ouro’ sacudiu a Praça 2 Julho circuito da festa.

Confira imagens da festa:

1 / 13

Já no domingo (15), ponto alto do evento, o povo acordou com uma barulhenta alvorada e, depois da benção aos vaqueiros, a vaqueirama desfilou pelas principais ruas da cidade. Este ano, o cortejo festivo contemplou os bairros periféricos como o Egito, Renovação e Bule. A festa se estendeu por todo o domingo, à tarde os vaqueiros participaram do jogos de argolinhas e, à noite a festa continuou com atrações como a banda ‘Sem Retoque’. O desfile deste domingo foi narrado pelo locutor Jorbas Nascimento e aboio do poeta e cantador Onildo Barbosa.

Em entrevista ao Jornal da Chapada, o gestor do município salienta que a cultura segue como um dos setores importantes da sociedade, inclusive com fomento aos artistas locais. “O evento superou as expectativas e mesmo com a crise os vaqueiros atenderam o chamamento. Desfilaram pelas ruas e fizeram a festa em sua homenagem. Isso valoriza o homem do campo”, salienta Natã Garcia.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas