Ícone do site Jornal da Chapada

Rastreamento do Câncer de Mama vai atender 19 municípios da região de Irecê

saude
A ação acontece da próxima terça-feira (17) até 12 de julho | FOTO: Reprodução |

A população da região de Irecê, formada por 19 municípios, será beneficiada com os serviços da estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, ferramenta de acesso das mulheres às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A ação acontece da próxima terça-feira (17) até 12 de julho.

Quatro unidades móveis, equipadas com dois mamógrafos cada uma, vão atender de forma simultânea. As unidades ficarão estacionadas na Praça Clériston Andrade, em Irecê. “A meta é atender a 20.351 mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária identificada como de maior risco para a doença. Serão feitas 140 mamografias por dia”, explica o diretor de Programas Estratégicos (Dipro) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ivonildo Dourado.

Após a mamografia, em um segundo momento vão ser feitos os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

A pactuação, para mais uma etapa do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, foi realizada durante a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), em Irecê, nesta quinta (12), com a participação dos secretários de saúde de 16 municípios. “Fomos muito bem recebidos e a estratégia itinerante foi considerada de importância para esse grupo de mulheres que necessitam fazer mamografias para detectar possíveis casos de câncer de mama”, afirmou o diretor da Dipro.

A ação beneficia moradoras dos municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas