Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Gruta da Torrinha a mais bela do Brasil e uma das maiores da região

Com cerca de 12 de quilômetros de extensão, a gruta possui a segunda maior flor de aragonita do mundo | FOTO: Reprodução/Blog Venturas |

A Gruta da Torrinha, considerada a mais bela do Brasil e uma das maiores da Chapada Diamantina, está localizada no município de Iraquara e é um dos pontos visitados pela equipe do Blog Venturas. É uma das mais completas cavernas, considerando-se a riqueza e diversidade de seus espeleotemas, do Brasil; a mais bela da Bahia; e ainda possui a segunda maior flor de aragonita do mundo. A gruta tem cerca de 12 de quilômetros de extensão por debaixo da terra com formações de cristais, mas só está aberta aos visitantes 3 quilômetro de seus túneis e galerias.

A equipe Venturas saiu do Capão para o local com guias experientes para esses locais. Foram duas horas de visita passando por alguns trechos bem apertados, mas que no fim dá muita satisfação pela beleza que se encontra no lugar. Antes de entrar são passadas as orientações e todos precisam utilizar capacetes de segurança com lanternas.

Leia também:
Especial: Chapada Diamantina revela potencial para turismo diversificado que atrai milhares de visitantes

Uma vez na gruta é preciso muita atenção para não se machucar, e muito cuidado para não tocar nas “atrações da gruta” cada minuto caminhado é como uma exposição de belezas naturais. Os guias explicam tudo que vemos e com muito orgulho falam do lugar que é uma mistura de trabalho e lazer para eles.

A vida no local está em pequenos insetos e morcegos inofensivos. Isso é valido dizer por que os animais dentro de cavernas e grutas podem assustar algumas pessoas, mas normalmente os seres que habitam grutas são seres inofensivos aos humanos. Então, não tenha medo e aproveite sempre que quiser entrar em uma gruta, sobretudo, na Chapada Diamantina. Jornal da Chapada com informações do Blog Venturas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas