Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Agentes Comunitários de Saúde de Boa Vista do Tupim aderem à paralisação nacional

foto6t7
Os profissionais reivindicam o pagamento do piso nacional e melhores condições de trabalho | FOTO: Reprodução/Cel Santos |

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, também aderiram à paralisação nacional da categoria, que acontece nesta quarta-feira (18) em várias cidades do país. Os profissionais reivindicam o pagamento do piso nacional e melhores condições de trabalho. “Nossos salários estão congelados, precisamos de um aumento significativo. Hoje, todos os agentes estão nas ruas se manifestando, mostrando que juntos somos mais fortes”, diz a agente Hirbanília Alves.

Atualmente o salário médio da categoria é de R$1.014, enquanto o piso nacional é de R$ 1,2 mil. De acordo com agente de saúde e vereador de Boa Vista do Tupim, Gilvan Fortuna, apesar de não ganhar o piso nacional, os agentes do município são mais valorizados que nas gestões anteriores.

“Antes nós não recebíamos o salário completo. Era descontado pela gestão passada para repasse social. Mas, graças ao prefeito Gidu, hoje recebemos o repasse integral do governo. Tenho muito orgulho em ser agente de saúde”, explica. Em Boa Vista, 52 Agentes Comunitários de Saúde atuam no município, mas apenas 26 participaram da caminhada. Esses profissionais são responsáveis por ações de prevenção de doenças e visitas domiciliares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas