Ícone do site Jornal da Chapada

Senado Federal aprova Medida Provisória que prorroga dívidas rurais no país

Agricultora familiar beneficiaria do programa Brasil sem Miséria. DATA:02.08.2013 NA FOTO: Iara Guedes Fernandes . LOCAL: Povoado de Angical- Irecê -Ba FOTO: Aurelino Xavier

rural
O texto seguirá para sanção do presidente da República | FOTO: Reprodução |

O plenário do Senado aprovou na terça (17) a Medida Provisória (MP) 707/15, que reabre prazos e concede benefícios para a quitação ou renegociação de dívidas rurais. A MP original, em vigor desde dezembro do ano passado, prorrogou o prazo do fim de 2015 para o fim de 2016 para evitar que mutuários com pagamentos em atraso fossem cobrados judicialmente ou suas dívidas encaminhadas à Dívida Ativa da União.

Uma das emendas aprovadas antes da MP chegar ao Senado concedia anistia de multas pelo atraso na entrega da Guia de Recolhimento do FGTS (Gfip), ainda que somente informativa, no período de 27 de maio de 2009 a 31 de dezembro de 2015. No entanto, durante a análise dos requisitos constitucionais da MP, os senadores retiraram essa emenda, considerada um “jabuti”, ou seja, sem conexão com o tema original da medida provisória.

Por ser considerada sem “pertinência temática” a emenda foi retirada do texto sem que ele precise retornar à Câmara dos Deputados. O texto seguirá para sanção do presidente da República em exercício, Michel Temer. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas