Ícone do site Jornal da Chapada

Feira Feminista da Chapada Diamantina terá apresentações culturais, palestras e oficinas

Mulheres camponesas viajam mais de 40 horas de ônibus para a Marcha das Margaridas, em Brasília. Elas buscam mais representatividade e melhores condições de trabalho e de vida no campo (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

margaridas
O principal objetivo do evento é dar visibilidade às atividades econômicas das mulheres da região | FOTO: Ilustrativa/Marcello Casal Jr/ABr |

Entre os dias 21 e 23 de maio acontece a primeira Feira Feminista do Território de Identidade da Chapada Diamantina, que será realizada no município de Lençóis. O evento é uma ação conjunta da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), da prefeitura municipal de Lençóis e do Comitê Territorial de Mulheres da Chapada Diamantina. A programação conta com exposição de produtos típicos da região, culinária, artesanato, apresentações culturais, palestras e oficinas. Esta é uma ação do convênio firmado entre a SPM-BA e o Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal (MDA).

A secretária estadual da SPM, Olívia Santana, participará da abertura oficial da feira, que acontece no sábado (22), a partir das 16h. Na ocasião, a titular da pasta realiza a palestra “Mulheres na Política e no Poder”. O principal objetivo do evento é dar visibilidade às atividades econômicas das mulheres do território, além de proporcionar a troca de experiências produtivas e debates sobre organização do trabalho, economia solidária, desigualdade de gênero, dentre outros temas.

Projeto Margaridas
A primeira Feira Feminista da Chapada Diamantina faz parte da programação das 27 feiras estaduais que serão promovidas nos Territórios de Identidade da Bahia, através do Projeto Margaridas, realizado pela SPM-BA em convênio com o MDA. O objetivo do convênio é atender as moradoras das zonas rurais dos municípios baianos, com intuito de promover a cidadania e a autonomia econômica e social destas mulheres, além de auxiliar na prevenção e no enfrentamento de todas as formas de violência.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas