Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina terá céu parcialmente nublado e com pouca chance de chuva

foto6
As temperaturas, nas áreas serranas, deverão atingir mínimas de até 15°C | FOTO: Reprodução/Ibicoara Chapada Diamantina |

Na próxima terça-feira (24) são esperadas algumas mudanças nas condições do tempo para a faixa leste da Bahia, principalmente, em relação às chuvas, que serão frequentes ao longo da semana. Essa situação se deve a instabilidade que se forma sobre o Oceano Atlântico e, com isso, deverá trazer umidade auxiliando a ocorrência dessas chuvas. No entanto, os maiores volumes estão previstos para as localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo e Nordeste. Para a Chapada Diamantina e Sudoeste, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro com poucas chances de ocorrer chuvas e as temperaturas, nas áreas serranas, deverão atingir mínimas de até 15°C. Com essa condição de temperaturas baixas e umidade alta, aumentam as chances de ocorrer neblina, sobretudo, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

No restante do Estado, ainda é a massa de ar quente e seco a principal responsável por deixar o céu ensolarado na maior parte do período. Com a ausência de nebulosidade, além de refletir nas altas temperaturas (máximas de até 37°C), também auxilia na queda dos índices de umidade do ar que, em algumas localidades, continuarão atingindo valores inferiores a 30%, considerados preocupantes para o conforto humano, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é de, no mínimo, 60%. Por outro lado, durante a noite, como é típico dessa época do ano (aproximação do inverno), as temperaturas diminuem consideravelmente, atingindo mínimas de 16°C.

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para terça (24) e quarta-feira (25) deverão variar de 7 a 10, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados nas categorias “Alta” e “Muito Alta”. Assim, a OMS recomenda cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre as 10 e as 16 horas, como: utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos. Com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas