Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Projeto de bioconstrução terá segunda oficina em Rio de Contas

foto6
A oficina terá conversas, visitas e trocas de experiências sobre o corte e o uso da pedra em fases diversas de uma obra | FOTO: Divulgação |

O projeto “Refazeres – cultura e bioconstrução na Chapada Diamantina”, terá sua segunda oficina nos dias 18 e 19 de junho, na cidade de Rio de Contas. As inscrições podem ser feitas até às 12h do próximo domingo (29) através site do projeto. Essa parte do projeto foi chamada de “Vivência com Pedra” e será conduzida pelos bioconstrutores David Borja e Nagoy Sol, em conjunto com os mestres do ofício da pedra Fábio Luciano Pereira e José Carlos Ferreira da Silva, conhecido como Zé Boa Fé.

Durante a oficina acontecerão conversas, visitas e trocas de experiências sobre o corte e o uso da pedra em fases diversas de uma obra atual e em antigas construções na cidade, além de práticas sobre a utilização da pedra num sistema permacultural. As vagas são abertas principalmente para pedreiros, serventes, estudantes, bioconstrutores, arquitetos, tecnólogos, permacultores e engenheiros, mas qualquer interessado pode participar. A lista final dos participantes selecionados será divulgada no dia 3 de junho, no blog http://refazeresriodecontas.tumblr.com/ e dos e-mails que serão enviados aos inscritos.

Início
O projeto Refazeres acontece em Rio de Contas desde janeiro de 2015 e consiste numa pesquisa sobre a construção tradicional na cidade e suas relações com a bioconstrução. Desde então realizamos uma pesquisa inicial onde identificamos uma série de construtores que utilizam técnicas tradicionais presentes ainda hoje em grande parte das edificações existentes no município. Após a pesquisa inicial aprofundamos essa primeira identificação com a realização de uma vivência, a produção de um documentário, de programas de rádio e de textos voltados aos usos da terra em construções antigas e atuais.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas