Ícone do site Jornal da Chapada

Uefs celebra 40 anos com palestras e eventos culturais

foto67
Uma página virtual, intitulada ‘Uefs 40 anos’, foi criada na rede Facebook para também comemorar o aniversário | FOTO: Reprodução |

Uma palestra na terça-feira (31), a partir das 19h30, marca a celebração dos 40 anos da Universidade Estadual de Feira de Santa (Uefs). O evento acontece no Auditório Central da instituição com a participação do professor, jurista e jornalista Edivaldo Machado Boaventura, que vai falar sobre o tema ‘Uefs 40 anos’. Antes, às 9h, a Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC) realiza a palestra ‘Digitalizando documentos ameaçados: os livros de notas da Bahia 1664-1889’, com abordagem do professor e pesquisador Urano Andrade.

Uma série de atividades culturais também está programada. Além da apresentação do Coral da Uefs, haverá recital de cordel, apresentações musicais e de dança clássica, e a premiação da mostra fotográfica ‘Uefs 40 anos: patrimônio do povo baiano’. As 40 melhores fotos, selecionadas por uma comissão especializada e por voto popular, em redes sociais, estarão expostas no foyer do auditório no dia do evento.

Exposição ‘Afro Barroco’
Como parte da programação, cursos, palestras e outras atividades acadêmicas vêm ocorrendo, no mês de maio, como o ‘Seminário Saúde do Homem: riscos e vulnerabilidade’, iniciativa do Mestrado Profissional em Enfermagem, no dia 18 último. Outra atividade foi o curso de Auxiliar de Biblioteca, promovido pela Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC), entre os dias 23 e 25.

No dia 30, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) oferece uma extensa programação cultural. Além da exposição ‘Afro Barroco’, do fotógrafo Jomar Lima, na Galeria de Arte Carlo Barbosa, está programada a mostra ‘Hansen Bahia – Vida e Obra’, no Museu Regional de Arte (MRA), com peças dos acervos da Fundação Hansen Bahia e do MRA. A abertura do evento, às 19 h, ficará a cargo do Grupo Gêge Nagô, de Cachoeira.

Página virtual
Uma página virtual, intitulada ‘Uefs 40 anos’, foi criada na rede Facebook para também comemorar o aniversário. Veiculada com o intuito de ser um espaço de rememoração da trajetória da universidade, a página reúne fotos e textos que contam a história da criação e fundação da instituição.

A página inclui ainda depoimentos de professores, de servidores técnicos aposentados e de alunos egressos, falando das relações institucionais e afetivas que têm com a Uefs e sobre sua importância enquanto universidade pública, tanto no âmbito acadêmico quanto no social. A página no Facebook pode ser acessada no link.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas