Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Palacete das Artes, em Salvador, recebe doação de 175 obras

foto6
Entre as obras estão peças de Emanoel Araújo, Fátima Tosca, Jussara Age, Lyria Palombini, Maria Adair, Lygia Eluf, Herton Roitman e da conceituada desenhista Renina Katz | FOTO: Divulgação/Lazaro Menezes |

Nesta quinta-feira (2) o governo do estado receberá a doação de 170 gravuras e cinco pinturas a óleo no Palacete das Artes, em Salvador. As obras de Emanoel Araújo, Fátima Tosca, Jussara Age, Lyria Palombini, Maria Adair, Lygia Eluf, Herton Roitman e da conceituada gravadora e desenhista carioca Renina Katz foram disponibilizadas pelo Itaú Unibanco. A doação é para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) que administra os museus estaduais, como Museu de Arte Moderna (MAM), Centro Cultural Solar Ferrão e Museu de Arte da Bahia (MAB).

Assinam o acordo de doação o presidente do Banco Itaú, Alfredo Egydio Setúbal, o diretor do Instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron Nunes, e o diretor geral do IPAC, João Carlos Oliveira. “É mais uma doação que integra a política de formação de acervos dos Museus do IPAC/SecultBA e essas obras ficarão no Palacete das Artes, importante complexo cultural que ainda está criando seu conjunto museológico”, explica o diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira.

Segundo ele, o palacete foi criado em 2005 e recebeu temporariamente obras do Museu Rodin de Paris a partir de 2007. “Ao término de três anos de contrato, com a volta das peças de Rodin para Paris, o centro cultural ficou sem acervo”, diz João Carlos. Com informações do Ipac.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas