Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Cônsules de 15 países conhecem ações do governo para as Olimpíadas Rio 2016

foto6
O secretário estadual Álvaro Gomes apresenta novidades para a Bahia | FOTO: Divulgação/Reinaldo Alcântara |

Os detalhes para a realização dos jogos de futebol das Olimpíadas Rio 2016, que serão realizados na Arena Fonte Nova, em Salvador, foram apresentados a 15 representantes de consulados nesta quarta-feira 1º, em encontro ocorrido na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O Governo do Bahia, Governo Federal e Prefeitura de Salvador apresentaram as medidas que estão sendo tomadas nas áreas de segurança, mobilidade, saúde, turismo e cultura para cônsules e representantes da Alemanha, México, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia, França, Estados Unidos, Japão, Finlândia, Cuba, Uruguai, Espanha, Grécia e Argentina.

“Salvador tem sido palco de grandes eventos esportivos internacionais. Temos a expertise com a realização da Copa do Mundo (2014) e a Copa das Confederações (2013). Essa reunião é mais uma iniciativa para integrarmos nossas ações e receber da melhor maneira possível o público estrangeiro que vem prestigiar os jogos em nossa cidade”, disse o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e coordenador o Grupo Técnico de Trabalho das Olimpíadas na Bahia, Álvaro Gomes.

De acordo com o secretário do Escritório Cidade Global da Prefeitura de Salvador, Jorge Khoury, cerca de 20% do público dos jogos em Salvador devem ser de estrangeiros. “Por isso a importância de alinharmos as ações para receber esse público. Esperamos que Salvador seja o segundo destino, depois do Rio de Janeiro, de turistas estrangeiros durante os Jogos Olímpicos”, avalia. “O objetivo desses encontros é unificar e integrar cada vez mais os planos de ação nas mais diversas áreas”, resumiu o gerente Regional da Rio 2016, Roberto Maron.

Segurança
Nota 10 no quesito segurança, em pesquisa realizada após a Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014), Salvador está tomando as devidas providências para manter o nível de excelência apresentado durante o período das Olimpíadas. A ação é realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Polícia Federal, Forças Armadas e Agência Brasileira de Inteligência.

Na área da Saúde, foi apresentado um Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, no Hospital Geral do Estado (HGE). O equipamento pode atender, simultaneamente, a 25 pessoas. No turismo, será montado um receptivo no Aeroporto Internacional de Salvador e no Porto Marítimo. Monitores e guias turísticos ficarão distribuídos em pontos estratégicos e turísticos de Salvador, além de apresentações artísticas na capital.

Serão realizadas dez partidas na Arena Fonte Nova, de acordo com informações da Setre | FOTO: Divulgação/Reinaldo Alcântara |

“Salvador, e a Bahia, trazem uma boa recordação para nós. Nosso primeiro jogo na Copa do Mundo 2014 foi aqui, e escolhemos a Bahia para concentrar a nossa seleção. O resultado final todo munda já sabe: Alemanha campeã”, disse, bem humorada, a cônsul honorária da Alemanha em Salvador, Petra Schaeber.

Também participaram do evento a decana do Corpo Consular da Bahia, Miriam Souza; Capitão de Guerra e Mar da Marinha, José Luiz Borges e o representante do Itamaraty, embaixador Antônio Fernando Cruz de Melo. Representantes das secretarias estaduais Saúde, Turismo, Administração, Segurança e de Desenvolvimento Urbano fizeram apresentações das suas respectivas áreas, além da Prefeitura de Salvador, Marinha, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Polícia Federal e Justiça Federal.

Jogos em Salvador
Serão realizadas dez partidas na Arena Fonte Nova. Jogam em Salvador as seleções do Brasil, Dinamarca, Suécia, Japão, Fiji, Coreia do Sul, México, Alemanha (masculino); Austrália, Zimbábue, Nova Zelândia e França (feminino). No futebol masculino, a rodada dupla do dia 4 de agosto terá: Fiji x Coreia do Sul e México x Alemanha. Dia 7, Fiji x México e Alemanha x Coreia do Sul. Dia 10, Suécia x Japão e Brasil x Dinamarca. Pelo feminino jogam no dia 9, Austrália x Zimbábue e Nova Zelândia x França. Nas quartas de final serão realizada duas partidas, uma pela masculina e outra pela feminina.

Grupo Técnico
Criado em agosto de 2015, o Grupo Técnico de Trabalho das Olimpíadas vem atuando intensamente com a finalidade de articular os serviços públicos necessários à realização dos jogos em Salvador. O grupo, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é formado por 12 secretarias de Estado mais a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação do Estado (Agerba).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas