Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Caravana do Detran faz blitz educativa de ‘cinquentinhas’ em Ipirá

foto67
Em Ipirá, cresceu o número de pessoas pilotando esse tipo de moto porque não havia a exigência da habilitação | FOTO: Divulgação/Detran |

Em blitz educativa realizada na avenida Nicomedio Fernandes Serra, em Ipirá, no centro norte do estado, na última quarta-feira (1), a equipe da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) orientou condutores de motos “cinquentinhas”. Eles foram informados sobre a exigência da habilitação para conduzir motocicletas de 50 cilindradas, que passou a valer este mês.

“Quem descumprir essa determinação estará cometendo infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 574, além de ter o veículo apreendido. O condutor pode tirar habilitação na categoria A (motos) ou solicitar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), documento que permite conduzir motos de até 50 cilindradas”, explicou o coordenador-geral da Caravana do Detran, tenente-coronel Josafá Soares.

Na cidade, cresceu o número de pessoas pilotando esse tipo de moto porque não havia a exigência da habilitação, como foi o caso do marceneiro Júlio Mendonça, 22 anos. “Eu não tenho habilitação e comprei a cinquentinha por causa da facilidade de não precisar de carteira e pela economia. Agora não tem jeito. Tiro a habilitação ou vendo a moto”, disse.

Ainda em Ipirá, quase 600 alunos da rede pública de ensino, na sede e na zona rural do município, assistiram a palestras da caravana sobre cidadania e mobilidade urbana. O Detran também realizou a operação “Cidade Limpa”, em parceria com a prefeitura, para retirar carros e sucatas abandonados nas vias, que obstruem o trânsito e servem de focos para o mosquito Aedes aegypti.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas