Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Sem-terra debatem coleta de sementes e a produção de mudas para reflorestamento na região

mst
O debate aconteceu durante curso no Assentamento São Sebastião de Utinga, em Wagner | FOTO: Reprodução |

“Temos a tarefa de promover a cultura agroflorestal como mecanismo de desenvolvimento sustentável para o campo e a cidade. Resgatando as sementes crioulas e se contrapondo ao modelo de produção do agronegócio”, afirmou o dirigente estadual do MST na Bahia, Wilson Pianissola, durante o curso de Coleta de Sementes e Produção de Mudas. Após quatro dias de estudo e práticas sustentáveis, o curso encerrou suas atividades na última sexta-feira (3), no Assentamento São Sebastião de Utinga, no município de Wagner, na Chapada Diamantina.

O espaço contou com a participação das famílias do assentamento e de trabalhadores de comunidades vizinhas, que durante a semana construíram diversas bases técnicas e científicas permitindo ter conhecimento sobre a formação de sementes, à coleta, além da produção de mudas e sua comercialização. De acordo com os instrutores da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema), que estavam realizando o curso, é necessário reconhecer as principais infraestruturas para implantação e operacionalização de um viveiro para garantir a restauração de espécies nativas com práticas de produção de mudas.

Para isso, foram apresentadas noções básicas de coleta de sementes da caatinga, de produção e beneficiamento de sementes. Além disso, foram estudados os métodos para seleção e marcação de plantas matrizes, o planejamento e implantação de viveiros, assim como, os equipamentos para coleta de sementes e estruturas necessárias para implantação dos viveiros.

Conhecimento popular
Um dos pontos que marcaram o curso foi a socialização das experiências populares e históricas, passadas de geração em geração, pelos camponeses. Para o assentado Pedro de Jesus, há muito tempo os trabalhadores do campo estão desenvolvendo técnicas de produção sustentáveis. “Utilizamos em nossas plantações os ensinamentos de nossos avós e isso sempre garantiu o resgate de nossas sementes crioulas e o cuidado de nossas matas e bio diversidade”. “Nossa região possui um escassez grande de água, por isso temos a tarefa de preservar os rios, os animais e produzir alimentos sem venenos e com qualidade”, destacou Pedro.

Contraponto
Por outro lado, as famílias que estão participando do curso, sofrem ofensivas diretas dos monocultivos do agronegócio, que privatizam um dos principais afluentes da região, o rio Utinga. O MST na localidade desde o início desse ano vem denunciando o descaso dos latifundiários com o rio, realizando queimadas, desmatando as matas ciliares e construindo barragens, impedindo o seu percurso. Em Wagner, os camponeses produzem diversas culturas, com destaque à produção de banana, através dos sistemas de irrigação. Com a privatização, a produção das famílias está prejudicada.

Produção e luta
“Quando nos desafiamos a nos organizar e desenvolver nosso modelo de produção respeitando o meio ambiente e os saberes populares, estamos apontando à sociedade a real necessidade política de construirmos a Reforma Agrária em nosso país”, explicou Pianissola. “Temos a tarefa de desenvolver nossos assentamentos com formação e tecnologia, fazendo lutas em defesa de nossa natureza e dialogando sobre a perspectiva agroecológica. Só assim poderemos avançar e construir uma sociedade soberana e sustentável”, concluiu.

Ao final do curso, os trabalhadores afirmaram a necessidade de permanecerem no trabalho coletivo de resgate das sementes crioulas e impulsionar o processo de reflorestamento e o beneficiamento através da produção de mudas nativas. As informações são do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas