Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Novos focos atingem vegetação de Ibicoara e Ituaçu; brigadista quer apuração da PF

foto6
Fumaça é avistada de longe no distrito de São José, município de Ituaçu | FOTO: Divulgação |

A região da Chapada Diamantina volta a sofrer com focos de incêndios. Nesta segunda-feira (6), as informações apuradas pelo Jornal da Chapada dão conta de que o fogo atinge os municípios de Ibicoara e Ituaçu. Em Ibicoara são dois focos, um na região da Cachoeira do Lucuri, e outro no Canta Galo. Já em Ituaçu, a área do distrito de São José é atingida pelas chamas. De acordo com o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, a causa pode ser criminosa. Ele pede a investigação da Polícia Federal (PF) não apenas na origem dos incêndios, mas em todo o procedimento de combate pelos órgãos responsáveis.

O presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí, Homero Vieira | FOTO: Reprodução |

“Acredito que essa indústria [do fogo] nefasta precisa ser investigada pela Polícia Federal. Ano passado R$ 18 milhões foram queimados, é muito dinheiro. Se faz necessário que a PF investigue a fundo. Não digo apenas as causas dos incêndios, que são várias, mas sobretudo o gasto da União e do Estado. Essa brincadeira tem mais de 26 anos e, mesmo depois do desastre do ano passado, nessa altura, não tem nenhum plano de combate que seja feito da noite para o dia, isso leva tempo. Ou desconhecem o assunto ou não entendem de incêndios florestais. É lamentável, esta é a única palavra que consigo usar pra descrever o amadorismo”, dispara Homero Vieira.

Ainda conforme o presidente da Cifa, “é muito oportuno depois da catástrofe ambiental do ano passado o Estado se pronunciar somente em junho, convidando as brigadas para uma reunião. Esse encontro visou a prevenção dos incêndios florestais. Mostrando assim todo o seu oportunismo e amadorismo. Como se em menos de um mês fosse possível mobilizar toda uma região para que seja sensibilizada e educada. Mas uma vez o amadorismo se manifesta tardiamente. Lamentável para a natureza, para a Chapada, a população e para o planeta”.

Jornal da Chapada

Leia também:
Corpo de Bombeiros discute ações de prevenção a incêndios florestais na Chapada Diamantina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas