Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fogo em Ituaçu sai do controle e brigadistas pedem ajuda para o combate

foto6
Brigadistas seguem com combate, mas precisam de reforços para controlar as chamas | FOTO: Ilustração/Dmitri de Igatu |

O foco de incêndio que atinge a vegetação no distrito de São José, no município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, está fora de controle e continua grande. A informação foi confirmada pelo presidente dos Combatentes de incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, que acompanha a operação à distância, por falta de transporte. Vieira cobra uma aeronave dos órgãos competentes para os brigadistas sobrevoarem a área e poderem executar um plano de combate da melhor forma possível.

“A área é de difícil acesso e se faz necessário uma aeronave em Ituaçu para transportar brigadistas e jogar água, as chamas se alastram e a situação é delicada. A brigada ‘Guerreiros de Barra da Estiva’ está se mobilizando para ir para a região. Como sempre, a morosidade por parte das ações governamentais é o nosso maior entrave”, dispara Homero Vieira.

Conforme o presidente da Cifa, cerca de 10 homens da brigada de Barra da Estiva vão se arriscar para combater o fogo. “Já deveríamos ter acionado outras brigadas, mas infelizmente nossa mobilidade depende dos governos. Somos voluntários e não dispomos de veículo próprio”, completa o brigadista. Além de Ituaçu, o município de Ibicoara também sofreu com o fogo. Lá dois focos diferentes atingiram a região da Cachoeira do Lucuri, e no Canta Galo. Ambos estão controlados e sendo monitorados.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas