Ícone do site Jornal da Chapada

Gilmar Mendes critica vazamento de informações de processos ocultos do STF

gilmar
Gilmar Mendes disse ainda que “quem estiver fazendo isto [vazamento] está cometendo crime” | FOTO: Reprodução |
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta terça (7) o vazamento de informações de processos que tramitam de forma oculta na Corte. Sem citar especificamente nenhum processo, o ministro disse que os vazamentos têm ocorrido e que são um abuso de autoridade.

“Na verdade tem ocorrido, vamos dizer claramente, e aconteceu inclusive em processo de minha relatoria. Processos ocultos, que vêm como ocultos, e que vocês já sabem, divulgam no Jornal Nacional antes de chegar ao meu gabinete. Isso tem ocorrido e precisa ter cuidado, porque isso é abuso de autoridade”, afirmou o ministro aos jornalistas pouco antes do início da sessão de uma das turmas do STF.

“É preciso ter muito cuidado com isso e os responsáveis têm de ser chamados às falas. Não se pode brincar com esse tipo de coisa. ‘Ah, é processo oculto’. Pede-se sigilo, mas divulga-se para a imprensa que tem o processo aqui ou o inquérito. Isso é algo grave. Não se pode cometer esse tipo de… isso é uma brincadeira com o Supremo. É preciso repudiar isso de maneira muito clara”, acrescentou. Gilmar Mendes disse ainda que “quem estiver fazendo isto [vazamento] está cometendo crime”. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas