Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Falecimento de pioneiro em ocupações do MST na região gera comoção em militantes

foto6
Pedro Ribeiro se destacou nas lutas por denunciar as contradições do agronegócio | FOTO: Ilustração/Coletivo de Comunicação do MST |

O falecimento do militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Pedro Ribeiro da Silva (64), um dos protagonistas das lutas contra as desigualdades sociais e facilitador das primeiras ocupações de terra na Chapada Diamantina causou tristeza aos militantes.

Pedro Ribeiro se destacou nas lutas por denunciar as contradições do agronegócio, pautando a democratização da terra como instrumento político para se construir uma sociedade mais justa e igualitária. A hospitalidade foi sua marca. Não importava o dia ou a hora, as portas de sua casa estavam abertas para receber a militância e ajudar nos processos organizativos.

“A luta pela terra e pela Reforma Agrária na Bahia e no Brasil historicamente vem sendo marcada pela força de homens e mulheres que morreram na luta, a exemplo, de João Pedro Teixeira, Margarida Maria Alves e agora o companheiro Pedro”, aponta trecho de nota enviada do Jornal da Chapada.

Ainda em nota, o MST se solidarizou com seus familiares e repudiou toda forma de opressão sofrida contra os trabalhadores que lutam pela causa. Afirmaram que continuarão hasteando a bandeira vermelha nos latifúndios e rumo a construção de uma sociedade socialista, um dos grandes desejos de Pedro.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas