Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Incêndio consome flora na região fronteiriça da Chapadinha

foto6
Os brigadistas voluntários ainda não chegaram para o combate | FOTO: Reprodução/Arquivo/ICMBio |

A Serra Chapadinha, região que fica entre os municípios de Andaraí, Mucugê, Ibicoara e Itaetê, foi atingida por um incêndio florestal no último domingo (12). Conforme o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, o local do foco é de difícil acesso e concentra os mais variados biomas da Chapada Diamantina, como Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Segundo Vieira, ainda na manhã desta segunda-feira (13) o incêndio continua, mesmo com a leve garoa que caiu na área atingida, que abrange o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Homero disse ainda que os órgãos competentes foram acionados, mas ainda não houve combate às chamas.

“Esperamos uma ação imediata sob o risco de o incêndio tomar dimensões catastróficas. Tanto o ICMBio, que administra o Parque Nacional, como o Corpo de Bombeiros já foram comunicados”, afirmou Vieira. Conforme suas informações apenas moradores próximo ao local estão combatendo as chamas, ainda não há nem os brigadistas voluntários.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas