Ícone do site Jornal da Chapada

Cantor e compositor baiano Viny Brasil é atração em festival brasileiro na Escandinávia

viny
O músico se apresenta no município de Palmeiras, no Vale do Capão, dia 23 de junho | FOTO: Divulgação/Marcelo Santana |

Prestes a embarcar para uma turnê pela Europa, onde participará nos dias 27 a 31 de julho, do festival Brasseveckans vänner, na Escandinávia, o cantor e compositor Viny Brasil é atração das quartas-feiras do mês de junho do Acqua Café Itaigara. A agenda traz ainda apresentações no forró do Sinpojud (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia), no dia 16, forró da Turisforte (Associação Comercial e Turística da Praia do Forte), no dia 17, e no município de Palmeiras (Chapada Diamantina), no Vale do Capão, dia 23.

Há mais de dez anos a rodar pelas estradas baianas enriquecendo o cenário musical com o Forró Tradicional, junto à sua banda Zabumbaião, que também dá nome a um dos seus CDs, o som de Viny Brasil vai além da festa e da dança. Seu objetivo é com sua música, valorizar a poesia e a cultura nordestina seguindo os passos já traçados por suas influências como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Anastácia, Alceu Valença, Zé Ramalho, Petrúcio Amorim, Xico Bizerra, Gilberto Gil, entre outros, refletindo toda a ludicidade e beleza do Nordeste brasileiro. “A paleta rítmica da Zabumbaião é uma celebração à musicalidade nordestina e tem como diferencial a vibração e a alegria evidenciadas através do Baião, Xote, Xaxado, Samba de coco e Galope”, explica Viny Brasil.

Assumidamente apaixonado pelas maravilhas provenientes da diversidade cultural, o artista procura sempre mesclar estilos musicais variados com o Forró, fazendo releituras da música popular brasileira e resgatando pérolas do cancionário nordestino, desenvolvendo assim um estilo único e pessoal. Além de cantor e compositor, Viny Brasil possui um estúdio musical (Estúdio B), local ao qual dedica boa parte do seu tempo às suas composições autorais e à produção do trabalho de outros artistas. Atualmente, além dos preparativos para a turnê europeia, Viny Brasil trabalha na finalização no seu mais novo projeto, o EP Hebraico Online.

Experiência internacional
Adicionando à longa estrada performances na Europa, Viny Brasil ficou em cartaz no Casino Solverde, na cidade portuguesa de Espinho nos verões de 2005 a 2007, e sua música cheia de brasilidade conquistou público e crítica tendo como ponto de destaque uma refinada seleção de repertório, o que rendeu à banda apresentações ao lado de artistas advindos dos mais variados países. Essa permuta cultural proporcionou grande amadurecimento sonoro à Zabumbaião, permitindo uma rica viagem pelos elementos da música internacional contemporânea e realçando a força da música nordestina de raiz.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas