Ícone do site Jornal da Chapada

Temperaturas mínimas devem chegar a 14°C neste final de outono na Chapada Diamantina

foto6
As menores temperaturas devem ser nas cidades de Mucugê, Piatã e Lençóis | FOTO: Jornal da Chapada |

Neste último final de semana do outono, as condições do tempo na Bahia deverão ter características do inverno, ou seja, com temperaturas mais amenas e chuvas concentradas em algumas regiões do Estado. Como típico desta época do ano, são os ventos úmidos vindo do Oceano Atlântico os responsáveis pelo aumento da nebulosidade na faixa centro-leste. Assim, nas regiões da Chapada Diamantina, Sudoeste, Nordeste, Recôncavo e Sul, a previsão para os próximos dias é de céu nublado a parcialmente nublado. Porém, as chuvas esperadas para esse período, deverão ficar restritas as localidades mais próximas ao litoral do Nordeste e Recôncavo baiano.

Essa condição reflete nas temperaturas nessas áreas, a exemplo do Recôncavo e Sul, onde não deverão ultrapassar os 29°C (máximas). Já Chapada Diamantina e Sudoeste, as mínimas poderão chegar aos 13°C, o que, somado à umidade elevada, aumenta a possibilidade de formação de neblina, sobretudo, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer atenção redobrada. Por outro lado, no Oeste, São Francisco e Norte, é a massa de ar seco que continua predominando, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas. Além de deixar o céu ensolarado, a influência desta, também reflete na umidade relativa do ar, que permanece com valores em torno de 30% em algumas localidades.

Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses índices são considerados preocupantes para o conforto humano, pois o ideal seria de, no mínimo, 60%. Quanto às temperaturas, os maiores valores continuam sendo esperados para estas regiões, com máximas oscilando entre 32°C e 35°C. Na capital baiana e região metropolitana, onde as temperaturas seguirão amenas, com valores oscilando entre mínimas de 21°C e máximas 29°C, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado na maior parte do período, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia.

Maré
Para o período entre os dias 17 (sexta-feira) e 19 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre à 01h30 e às 03h30 e entre às 13h30 e às 15h30 com valores variando de 1,8 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 07h30min e às 09h30 e entre as 19h30 e às 21h30, com valores variando de 0,3 a 0,6 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca a moderada, com altura máxima podendo chegar a 2,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta
O outono e o inverno são estações que apresentam como uma de suas características a diminuição na intensidade de radiação solar sobre o Hemisfério Sul e, consequentemente, redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser observada nos Índices previstos para os dias 17 (sexta-feira) e 19 (domingo) que deverão variar de 06 a 08.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias “Alta” e “Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10h às 16h. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas