Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festas de São João são para se esbaldar em delícias típicas; confira receita

comida
Festejos juninos na Chapada Diamantina agrega o clima frio com as delícias típicas da região | FOTO: Reprodução |

Com a proximidade das festas juninas, o frio vai chegando mais intenso, as pessoas querem ver as bandeirolas, fogueiras e foguetes e, claro, não pode faltar as comidas e bebidas típicas. Na Chapada Diamantina esse clima de São João ainda vem presenteado das mais belas imagens de serras, montanhas, fauna e flora exuberantes. Quem não teve ainda a oportunidade de presenciar isso, merece separar em seu calendário alguns dias em pelo menos um dos mais de 20 municípios da região.

O licor não pode faltar na festa. Na vila do Vale do Capão, por exemplo, existe uma casa que vende licores pra todos os gostos, mas nessa época o Licor de Palito, apelido do autor das receitas alcoólicas, é muito requisitado. Entre as comidas se tem arroz doce, canjica, bolo de fubá, milho verde assado ou cozido, amendoim, entre outras delicias. E para você que gosta de satisfazer as visitas durante o São João vamos deixar uma receita bem prática de um tradicional bolo de milho da chef de cozinha Luciana de Oliveira.

Ingredientes:
3 ovos
320 ml de açúcar refinado
3/4 de xícara de chá de manteiga derretida
1 lata de milho verde
1 vidro de leite de coco
150 g de flocão de milho
50 g de coco ralado fresco ou seco
1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Modo de fazer
No liquidificador, coloque a manteiga, o leite de coco, os ovos e bata por cinco minutos, depois acrescente o milho e bata por mais três minutos. Em seguida, junte os demais ingredientes e bata rapidamente até obter uma massa homogênea. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno em uma temperatura de 200 graus por 40 minutos. Jornal da Chapada com informações do G1 BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas