Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina segue registrando as menores temperaturas neste início de inverno

foto6
Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, as mínimas poderão chegar aos 14°C | FOTO: Reprodução/Blog Perambulando |

O inverno inicia e já se observa as características da nova estação, ou seja, com temperaturas mais amenas e chuvas mais frequentes em algumas regiões da Bahia, enquanto que, em outras, o predomínio é de tempo seco. Como típico desta época do ano, é na faixa centro-leste do Estado onde há maior concentração dessas chuvas, tendo como principais responsáveis os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Tal condição é a prevista para os próximos dias, quando o céu deverá permanecer nublado a parcialmente nublado nessa faixa. No entanto, as maiores chances de ocorrer estas chuvas são para as localidades mais próximas ao litoral.

A continuidade dessa condição de tempo reflete nas temperaturas, a exemplo do Recôncavo e Sul, onde não deverão ultrapassar os 29°C (máximas). Já na Chapada Diamantina e Sudoeste, as mínimas poderão chegar aos 14°C, o que, somado à umidade elevada, aumenta a possibilidade de formação de neblina, sobretudo, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer atenção redobrada.

Por outro lado, na faixa centro-oeste e norte, ainda é a massa de ar seco que permanece atuando, mantendo o céu com poucas nuvens e sem chuvas. Além de deixar a nebulosidade reduzida, a influência desta, também reflete na umidade relativa do ar, que permanece com valores em torno de 30% em algumas localidades. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses índices são considerados preocupantes para o conforto humano, pois o ideal seria de, no mínimo, 60%. Quanto às temperaturas, os maiores valores continuam sendo esperados para estas regiões, com máximas oscilando entre 32°C e 34°C.

Para Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado na maior parte do período, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. As temperaturas seguirão amenas, com valores oscilando entre mínimas de 21°C e máximas 29°C. O inverno tem como uma de suas características a diminuição na intensidade de radiação solar sobre o Hemisfério Sul e, consequentemente, redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Tal redução pode ser observada nos Índices previstos para os dias 21/06 (terça-feira) e 22/06 (quarta-feira) que deverão variar de 06 a 08. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias “Alta” e “Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10h às 16h. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas