Ícone do site Jornal da Chapada

Municípios da Chapada Diamantina receberam Caravana de Saneamento básico do MP

foto6
Ao longo do mês de junho, a Caravana passou ainda por dez municípios baianos | FOTO: Reprodução |

Entre a dezena de municípios baianos, Jacobina e Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, receberam a Caravana de Saneamento Básico realizada pelo Ministério Público estadual (MP), em parceria com o Comitê de Bacia do São Francisco (CBHSF), a Agência de Bacia Peixe-Vivo, a Articulação Popular do São Francisco e demais órgãos integrantes do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na última semana. As oficinas, com carga horária de 40 horas, promoveram a discussão sobre a conjuntura do saneamento básico no Brasil, na Bahia, além da Bacia de São Francisco.

Para a promotora de Justiça Luciana Khoury “essa foi uma grande experiência para a Bacia do São Francisco, a fim de ‘empoderar’ os municípios por meio de formação, de maneira que tenham condições de elaborar seus planos municipais de saneamento”. Ela ressaltou ainda a importante participação dos municípios e da sociedade civil nos eventos. “De acordo com o promotor de Justiça Pablo Almeida, “um dos grandes problemas na Bacia é a falta de esgotamento sanitário, manejo e destinação adequada de resíduos sólidos”.

Ao longo do mês de junho, a Caravana passou ainda por outros dez municípios baianos, como Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Paramirim, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória, Irecê, Xique-xique, Juazeiro e Jacobina. Na reunião em Juazeiro, a promotora Regional Ambiental Heliene Esteves Alves falou que “a oficina trouxe importantes desdobramentos para orientar os municípios na responsabilidade de implementação do saneamento e na elaboração de seus planos municipais”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas