Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Projeto Biblioteca Viva movimenta educação no município de Rio de Contas

foto6
Nos dias 9 e 10 de junho aconteceram oficinas de arte-educação para professores e crianças | FOTO: Reprodução |

O Projeto Biblioteca Viva, teve início em janeiro e seu objetivo é realizar oficinas de formação em “contação” de histórias, leitura e escrita, arte e educação, para professores da rede pública de ensino em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Aprovado pelo Edital Agitação Cultural, o projeto tem mobilizado professores e crianças da cidade. Eles participam constantemente das atividades. O Biblioteca Viva faz com que seus participantes possam contar com apresentações de espetáculos de teatro de bonecos e mamulengo na biblioteca pública municipal da cidade de Rio de Contas.

O professor e capoeirista João Lucas Castanha relatou sua satisfação em conhecer e participar do evento. “Dona Benedita é a essência do projeto, a Biblioteca Viva, em pessoa, ou melhor, em boneco. É a junção da tradição oral com a leitura escrita, a união entre o popular e o erudito em um único personagem. E nesses tempos de smartphones, de distração das telinhas, é vital para o reconhecimento de si como ser cultural, cidadão, agente criador de sua própria realidade. Estou aprendendo muito durante esse dia de oficina, é prazeroso ver, ouvir e aprender com a arte e a cultura”, declarou.

Nos dias 9 e 10 de junho aconteceram oficinas de arte-educação para professores e crianças. No primeiro dia a atividade começou com a Pedagogia Griô. Foram vivências, tradições, contos, cantigas, histórias com a mestra Griô local, Cici. Depois foi realizada a oficina de artes visuais com criação de histórias das artes produzidas e, pela parte da tarde, foi a confecção de bonecos com cabeça de cabaça. Todos se envolveram nos trabalhos e os bonecos que foram confeccionados passaram a ter vida, história e ação. As ações do projeto Biblioteca Viva serão finalizadas no dia 28 de junho. Jornal da Chapada com informações de Territórios Culturais Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas