Ícone do site Jornal da Chapada

Samba, choro e gafieira agitam o Festival de Música Instrumental da Bahia

foto67
Grupo Gafilds se apresenta nesta quinta | Foto: Divulgação |

A segunda etapa do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia conta com muita música e astronomia. Na próxima quinta (30) é o grupo Gafilds que alegra a noite do Museu Náutico, no Farol da Barra, às 19h. Em seguida, Fernando Munaretto realiza a palestra Identificando as Constelações, levando ao público seu conhecimento astronômico. Integrado ao calendário de eventos culturais do Estado, com a curadoria do maestro Zeca Freitas e do pianista e ator Fernando Marinho, o XXI Festival de Música Instrumental da Bahia é uma realização da Associação Instrumental da Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O encontro entre música e astronomia continua também nas quintas-feiras de julho, até dia 21. A primeira etapa do Festival aconteceu de 9 a 12 de junho, no Teatro Castro Alves. As próximas apresentações contam com ACordaOSopro Duo (7/7), Hermógenes Araújo (14/7), e Grupo Ventarolla (21/7).

Gafilds – Samba, Choro e Gafieira – Criado em 2015, o grupo Gafilds, além do seu repertório autoral, toca grandes sucessos do Samba, Choro e da Gafieira, com nova roupagem e inspirados em nomes como Pixinguinha, Chico Buarque, Cartola, Chiquinha Gonzaga, entre outros. O Gafilds é formado por Thim Vieira (trombone), Javan Pacífico (trompete), Rodrigo Soares (violão sete cordas) e Marcelo Silva ( percussão). O nome Gafilds foi uma invenção de Thim Vieira, idealizador do grupo, onde ele quis se referir ao estilo Gafieira e fazer uma ligação com os gatos, que são animais, segundo histórias conhecidas, que gostam de sair à noite, característica parecida com a dos músicos, que saem muito à noite para tocar.

Fernando Munaretto – Paranaense radicado na Bahia, Fernando Munaretto vem desenvolvendo trabalhos voltados ao ensino e à divulgação da astronomia em parceria com escolas e outras instituições. Atua com educação e divulgação da astronomia, ministrando palestras e observações do céu ao ar livre na Chapada Diamantina, em sessões na cúpula do Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, e em sítios históricos de Salvador, como o Forte Santo Antônio da Barra, sede do Museu Náutico (Farol da Barra). Escreve para o blog O Guardador de Estrelas, do portal iBahia, e participa pelo segundo ano da programação cultural do Festival de Música Instrumental da Bahia. As informações são da Secult-BA.

Serviço:
XXI Festival de Música Instrumental da Bahia – Segunda Etapa
Gafilds e Palestra com Fernando Munaretto
Quando: 30 de junho, 19h
Quanto: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia)
Produção: Mil Produções
Realização: Associação Instrumental da Bahia

Sair da versão mobile