Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana com chuvas fracas e céu nublado na Chapada Diamantina

portal
O sistema meteorológico na região da Chapada continua com predomínio de ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico | FOTO: Reprodução/Portal Rius |

Nos próximos dias, que inclui o final de semana, o tempo na Bahia continua sem grandes mudanças e segue influenciado por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. A exemplo da faixa centro-oeste e norte do Estado, onde a massa de ar seco deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas, principalmente, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte. Além de inibir a nebulosidade, outro reflexo da persistência dessa massa de ar nessas regiões é a redução nos índices de umidade, especificamente durante a tarde, quando os índices podem chegar a 30%.

Tal situação é considerada preocupante para o conforto humano, uma vez que, o ideal seria de, no mínimo 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse sistema também está influenciando nas temperaturas, já que durante o dia seus valores se elevam, podendo atingir máximas de até 34°C, enquanto que, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, a ausência de nuvens contribui para que estas diminuam significativamente, podendo chegar a mínimas de até 15°C. Além disso, essa condição de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, aumento o risco de ocorrer queimadas, sobretudo, nas regiões Oeste e São Francisco.

Lençóis, Piatã e Mucugê devem registrar as menores temperaturas da região | FOTO: Reprodução/Inema |

Por outro lado, na faixa centro-leste, que inclui as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste, o sistema que continua predominando são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Com isso, o céu se manterá nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas nessa faixa do Estado. No entanto, são nas localidades mais próximas ao litoral onde há maiores chances de ocorrência dessas chuvas.

Vale lembrar que, essa condição de tempo instável, juntamente com a época do ano (inverno), também está refletindo nas temperaturas, especificamente, nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde estão previstos os menores índices (com mínimas de até 14°C). Ressalta-se que, esse tempo frio e úmido continua contribuindo para a formação de neblina, principalmente, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer atenção redobrada durante esse período.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, também é a umidade vinda do Oceano que manterá o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias. Como típico do inverno, as chuvas deverão ser de fraca intensidade e com maior frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana não deverão ter mudanças significativas, ou seja, continuam variando entre mínimas de 20°C e máximas de 28°C.

Maré
Para o período entre a sexta-feira (8) e o domingo (10), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 06h às 09h e entre às 18h às 21h com valores variando de 1,5 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre à 00h às 03h e entre 12h às 15h, com valores variando de 0,4 a 0,9 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de fraca a moderada, com altura máxima podendo chegar a 2,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta
O inverno tem como uma de suas características a diminuição na intensidade de radiação solar sobre o Hemisfério Sul e, consequentemente, redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser observada nos Índices previstos para o período de 8 (sexta-feira) e 10 de julho (domingo) que deverão variar de 6 a 8. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias “Alta” e “Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10h às 16 h. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas