Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Tempo nublado e chuvas podem atingir a região nesse fim de semana

nublado
O tempo frio e úmido ainda contribui para a formação de neblina, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã | FOTO: Reprodução |

Os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico predominam na Chapada Diamantina neste fim de semana e devem manter o céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas nessa faixa do estado. São nas localidades mais próximas ao litoral onde há maiores chances de ocorrência dessas chuvas. A condição de tempo instável, juntamente com o inverno, também está refletindo nas temperaturas na Chapada Diamantina e sudoeste, onde estão previstos os menores índices (com mínimas de até 14°C). O tempo frio e úmido ainda contribui para a formação de neblina, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer atenção redobrada durante esse período.

No restante da Bahia não há grandes mudanças para os próximos dias, incluindo sábado (9) e domingo (10). Sistemas meteorológicos de diferentes características influenciam áreas distintas, a exemplo da faixa centro-oeste e norte do estado, onde a massa de ar seco deve manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas, principalmente nas regiões Oeste, São Francisco e Norte. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além de inibir a nebulosidade, essa massa de ar tem reflexo na redução dos índices de umidade, especificamente durante a tarde, quando os índices podem chegar a 30%. Tal situação é considerada preocupante para o conforto humano, uma vez que o ideal seria de no mínimo 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse sistema também influencia nas temperaturas, que se elevam durante o dia, podendo atingir máximas de até 34°C. Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, a ausência de nuvens contribui para que as temperaturas diminuam significativamente, podendo chegar a mínimas de até 15°C. Além disso, essa condição de tempo quente e seco, somada à vegetação já ressecada, aumenta o risco de ocorrer queimadas, sobretudo nas regiões Oeste e São Francisco. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas