Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Voluntários do Vale do Capão resgatam cachorro em poço desativado

foto6
Resgate de animal por voluntários da ACV-VC na região do Vale do Capão | FOTO: Divulgação/ACV-VC |

Os guias da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, realizaram o resgate de um cão em um poço desativado na última quinta-feira (7). O animal ficou no buraco por mais de dois dias. Segundo o guia Matheus Oliveira Lopes Presto, o buraco tinha cerca de 10 metros de profundidade, é antigo, feito à mão e sem paredes de pedra para contenção da terra.

O cachorro foi encontrado por um morador, após ouvir seu “choro”, pensou que poderia ser em outro local, mas se recordou do poço, que estava sem qualquer tipo de cobertura, o que poderia causar um acidente com humanos inclusive. Matheus, que tem treinamentos em técnicas verticais, como o rapel, desceu para retirar o animal.

“O resgate foi rápido. Em 15 minutos conseguimos tirar, o ambiente estava favorável, com árvores para fazer ancoragem, o medo era desabamento”, contou o guia. A ACV-VC é um grupo que tem trabalhos voluntários de combate aos incêndios florestais, resgate de animais e pessoas, limpeza de trilha, para além do trabalho remunerado como guias de trilhas da Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas