Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mais de 200 trabalhadores são demitidos em fábrica de cimento entre Tanhaçu e Ituaçu

tv
Funcionários informam que foram desligados sem aviso prévio e estão com três meses de salários atrasados | FOTO: Taniel Carlos/TV Bahia |

Os municípios de Tanhaçu e Ituaçu, na Chapada Sul, endossam a estatística de desemprego na Bahia, com a recente demissão de mais de 200 trabalhadores da fábrica de cimento Itaguarana, localizada no trecho da estrada que liga as duas cidades. As demissões ocorreram há duas semanas e equivalem a cerca de metade do total de empregados da empresa. Os funcionários informaram ao Portal G1 que foram desligados sem aviso prévio e estão com três meses de salários atrasados. A demissão pegou de surpresa pais e mães que dependiam do emprego para sustentar as famílias. O pintor industrial Luiz Carlos Oliveira era funcionário da fábrica há quase vinte anos.

“Eu fui para assinar as férias no dia 28 e já assinei a demissão. Foi uma surpresa, não sabia de nada”, afirma Luiz Carlos ao G1. Os funcionários demitidos não receberam os direitos trabalhistas como FGTS, rescisão e seguro desemprego. “Ninguém foi procurado, ninguém foi avisado de nada e estamos aguardando que a empresa se pronuncie, porque não estamos entendendo porque essa situação”, diz a analista fiscal Luciane Mendes. No último sábado (9), os trabalhadores demitidos fizeram uma manifestação pelas ruas de Ituaçu com faixas, cartazes e carros de som. Eles buscam solução com urgência.

Ao G1, advogado Messias Amaral informou que está “estudando a medida cabível, que será um pedido de antecipação de tutela para liberar ao menos, de imediato, o FGTS, que está retido, e o seguro desemprego”. Em 30 anos de funcionamento na região, essa é a primeira demissão em massa na unidade. A capacidade de produção da fábrica é de 1 milhão de toneladas de cimento por ano, o equivalente a 20 milhões de sacas de 50 kg. O setor jurídico da fábrica informou que a direção preferia não se pronunciar sobre as demissões. Jornal da Chapada com informações do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas