Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Integrantes do primeiro Grêmio Estudantil do campus do Ifba em Seabra tomam posse

ifba
Instituto elege e empossa membros do Grêmio Estudantil | FOTO: Marivaldo Oliveira/GeCom|

Nesta quarta-feira (13), o auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus de Seabra, na Chapada Diamantina, foi palco para a posse dos membros do seu primeiro Grêmio Estudantil. Intitulado “Carlos Marighella”, em homenagem ao militante político que lutou contra a ditadura militar, o grupo é formado por dez jovens, organizados em torno de diretorias voltadas para temas específicos. Após a apresentação do Pró-Grêmio, grupo de apoio formado por representantes de cada turma desde as eleições, o diretor de ensino, Edinelson dos Santos, destacou a importância do momento como um verdadeiro marco para a instituição e parabenizou a iniciativa dos jovens: “Sei que esta gestão fará um excelente trabalho, com base na qualidade do ensino e de vida dos nossos estudantes. Desejo muito sucesso!”, disse. Na sequência, houve a leitura e assinatura do termo de posse e o discurso da presidenta do Grêmio, Bárbara Lima.

Na sua fala, ela aproveitou para convidar todos os colegas a participarem das discussões, contribuindo com o movimento estudantil secundarista. Contextualizando a conquista com o cenário político do país, Bárbara lembrou a luta e o esforço de colegas que não se encontram mais no campus, mas contribuíram para a implantação do Grêmio, bem como a responsabilidade de todo o grupo em prol da representação das minorias com base na equidade. “Agora, mais do que nunca, é preciso que a comunidade estudantil esteja mobilizada para que possamos superar os problemas do nosso campus, dos mais visíveis e gritantes, como a estrada, aos mais sutis, como os preconceitos e as desigualdades que muitas vezes não conseguimos enxergar. O cenário político não é nada animador. É importante que estejamos atentos e fortes para resistir e lutar pelos nossos direitos!”, ressaltou a jovem.

Em entrevista à equipe da Gerência de Comunicação (GeCom) do Ifba de Seabra, a estudante fez uma retrospectiva da criação do grupo e explicou os próximos passos a partir da formalização. “A gente já tinha uma militância secundarista aqui no campus, mas não de forma organizada como deveria ser. Em 2015, com a chapa única ‘Seu Júlio Cupertino’, homenagem ao reconhecido líder quilombola da região, realizamos encontros com os estudantes para apresentar nossa equipe e propostas. Em seguida, organizamos todo o processo eleitoral de maneira autônoma, com apoio institucional. Já havíamos esboçado um Estatuto, que foi amadurecendo ao longo dos anos. Agora pretendemos alterar a organização dos setores, transformando diretorias em coordenações, para garantir uma composição horizontal, além de alterar o período do mandato de um para dois anos para facilitar a continuidade das ações”, pontuou.

A meta do grupo é desenvolver uma gestão marcada pela transparência e democracia | FOTO: Marivaldo Oliveira/GeCom |

Com sede no antigo laboratório de matemática, o Grêmio Estudantil Carlos Mariguella está aberto à participação de todos os estudantes. Entre as ações que serão encaminhadas pela equipe, está a realização de eventos culturais e esportivos, que, em breve, serão divulgados para toda a comunidade. “Na Diretoria de Relações Institucionais, Técnicas e Externas, esperamos manter o diálogo com o próprio Ifba, a Prefeitura, demais órgãos governamentais e parceiros do Instituto, resolvendo questões relacionadas, principalmente, à assistência estudantil e estágios. Ao lado da Secretaria de Transportes, pretendo dialogar com as instituições envolvidas para garantir que este nosso direito seja cumprido”, comentou Jéfte Batista, responsável pelo setor.

Segundo o jovem, a meta do grupo é desenvolver uma gestão marcada pela transparência e democracia, que, de fato, atenda aos anseios dos estudantes. “Queremos ser lembrados pelo diálogo e sensibilidade em ouvir o outro, transformando o Campus Seabra num local sem segregação. Espero que o Grêmio plante esta sementinha e que os demais colegas deem continuidade e contribuam com essa mobilização, tornando o Ifba um lugar mais diverso, democrático, acessível, horizontal e plural!”. As informações são da GeCom do Ifba de Seabra.

Confira a composição atual do grupo abaixo:
Presidência: Bárbara Lima
Vice-Presidência: Rebeca Leão
Secretaria Geral: Beatriz França
Tesouraria: Ana Paula Santos
Diretoria de Relações Institucionais, Técnicas e Externas: Jéfte Batista
Diretoria de Cultura, Artes e Eventos: Vitor dos Santos
Diretoria de Esportes: Fabio José
Diretoria de Imprensa: João Vitor Vaz
(todos os alunos acima são das turmas do curso técnico integrado de informática)
Diretoria de Meio Ambiente, Ação Social e Educação: Angélica Maria da Silva Neta
Diretoria de Transportes: Samara Oliveira
(ambas as alunas são do curso técnico integrado de meio ambiente)

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas