Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana de poucas chuvas e céu nublado em parte da Chapada Diamantina

foto6
Temperatura mínima pode chegar a 14 graus em cidades serranas da Chapada Diamantina | FOTO: Jornal da Chapada |

Nos próximos dias, que inclui o final de semana, o tempo na Bahia continua sem grandes mudanças, ou seja, a massa de ar seco que vem atuando há algumas semanas, segue influenciando, mantendo, assim, a nebulosidade e as chuvas reduzidas no Estado. No entanto, são nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde essa massa de ar atua com mais intensidade, o que manterá o céu ensolarado em, praticamente, todo o período. Essa condição de pouca nebulosidade é um dos reflexos da baixa umidade do ar, causada pela permanência desse sistema, principalmente no período da tarde, quando essa umidade atinge valores de até 30%.

Vale lembrar que, esse tempo seco é considerado preocupante para o conforto humano, uma vez que, o ideal seria de, no mínimo 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse mesmo período do dia essa massa de ar também está influenciando nas temperaturas, aumentando-as de forma significativa, podendo atingir máximas de até 35°C. Já no decorrer da noite e nas primeiras horas da manhã, a ausência de nuvens contribui para que estas diminuam, chegando a mínimas de até 16°C. Ressalta-se que, esse quadro de tempo quente e seco, somado a vegetação já ressecada, também está favorecendo o aumento do risco de ocorrer queimadas, sobretudo, no Oeste e São Francisco.

Na Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, onde essa massa de ar continua ganhando força, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de ocorrer chuvas. Quanto às temperaturas, estas se manterão típicas da estação (inverno), com mínimas podendo chegar aos 13°C em algumas áreas. Com isso, esse tempo frio continua contribuindo para a formação de neblina, principalmente, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer atenção redobrada durante esse período.

Cidades como Lençóis, Mucugê, Piatã e Morro do Chapéu devem registrar as menores temperaturas | FOTO: Reprodução/Inema |

Já nas regiões do Recôncavo e Nordeste, mesmo enfraquecidos, ainda são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico os principais responsáveis por manter o céu parcialmente nublado. Porém, não se descarta a possibilidade de ocorrerem chuvas fracas, principalmente naquelas localidades mais próximas ao litoral. As temperaturas nessa faixa do Estado permanecerão estáveis, variando entre mínimas de 17°C (no Recôncavo) e máximas de 32°C (no Nordeste). Essa previsão também é válida para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas não deverão sofrer mudanças, ou seja, continuam variando entre mínimas de 20°C e máximas de 29°C.

Maré
Para o período entre os dias 15 (sexta-feira) e 17 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 00h e 02h e entre 12h às 14h com valores variando de 1,6 a 2,5 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 06h às 08h e entre 18h às 20h, com valores variando de 0,4 a 0,9 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
O inverno tem como uma de suas características a diminuição na intensidade de radiação solar sobre o Hemisfério Sul e, consequentemente, redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser observada nos Índices previstos para o período de 15 (sexta-feira) e 17 (domingo) que deverão variar de 07 a 09. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias “Alta” e “Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10 às 16h. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas