Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador tem redução em roubos de veículos no primeiro semestre de 2016

bahia
O carro recuperado é levado para a DRFRV, localizada na Avenida ACM, onde o dono tem até 72 horas para retirá-lo sem pagar multa | FOTO: Reprodução/Fato Novo |

Os roubos a veículos em Salvador neste primeiro semestre do ano tiveram uma redução de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), na tarde da última terça-feira (12), refletem uma diminuição mais expressiva na Área Integrada de Segurança Pública (AISP) da Boca do Rio, formada pelos bairros da Boca do Rio, Pituaçu, Stiep, Costa Azul e Jardim Armação, com 34,2%.

De 1º de janeiro a 30 de junho de 2016 foram contabilizados 3.102 delitos contra 3.631 em 2015, uma diferença de 529 roubos a veículos. Só no mês de junho aconteceram 87 casos a menos do que em 2015, ou seja, uma diminuição de 15,2% em comparação ao mesmo mês do último ano. A AISP/Nordeste de Amaralina, da qual fazem parte a Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz, Nordeste, Vale das Pedrinhas e Amaralina, e onde funcionam três Bases Comunitárias de Segurança (BCS), não houve registro de roubo de carros.

A ampliação das ações de prevenção e combate a esta modalidade criminosa, promovidas conjuntamente pelas policias Civil e Militar, contribuiu decisivamente para a redução de furtos e roubos de veículo e para inibir a atuação de receptadores e de ‘casas de desmanches’. Os policiais costumam estudar os índices criminais e identificar horários e locais em que mais ocorre a subtração de veículos, segundo afirmou o comandante da Operação Apolo, major PM André Pereira Borges, acrescentando que este tipo de crime ocorre principalmente durante a noite, entre 18 e 22 horas.

“Após análise dos números, são montados Postos de Controle de Trânsitos (Pctran) em regiões estratégicas para abordar os veículos suspeitos”, explicou. O titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), delegado Dermeval Amoedo Júnior, comemorou o resultado da extinção de 13 desmanches concentrados na Avenida Suburbana. “Em apenas 16 meses de investigação, conseguimos alcançar os chefes dessas unidades e desarticular quadrilhas especializadas em furtos e roubos de automóveis”, lembrando que os ladrões, após o roubo, anunciavam as peças dos veículos em sites especializadas de compra e venda.

O carro recuperado é levado para a DRFRV, localizada na Avenida ACM, onde o dono tem até 72 horas para retirá-lo sem pagar multa. Veículos que ali permanecem por um prazo maior são encaminhados para um pátio no Centro Industrial de Aratu (CIA), próximo à 8ª Delegacia Territorial e, não resgatados após 90 dias, podem ser vendidos. No momento, segundo o delegado Amoedo Júnior, existem aproximadamente 800 veículos já disponíveis para que o Detran promova um leilão. O cidadão que teve o veículo resgatado pode se dirigir à delegacia com o Certificado de Registro de Veículo (CRV), Boletim de Ocorrência (BO) e documento de identificação com foto para reavê-lo. Jornal da Chapada com informações da SSP-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas