Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ifba divulga edital do Processo Seletivo 2017; Seabra tem mais de 100 vagas

foto6
As vagas são para os cursos técnicos integrados de informática e meio ambiente | FOTO: Ilustração/Arquivo/EBC |

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) está com inscrições abertas, desta sexta-feira (22), até o dia 15 de setembro, para o Processo Seletivo 2017. No campus do município de Seabra, na Chapada Diamantina, estão sendo oferecidas 105 vagas, distribuídas entre os cursos técnicos integrados de informática e meio ambiente. Os interessados devem efetuar a inscrição por meio do link. O valor é de R$ 30, mas pode ser reduzido em 90%, para R$ 3, caso o candidato seja egresso de escola pública e concorra à reserva de 50%, como prevê a Lei nº 12.711/12.

Nesse caso, é necessário se inscrever até o dia 18 de agosto e entregar a documentação exigida no edital na sede do campus de Seabra, situado na Estrada Vicinal para Tenda, Bairro Vermelho, até 19 de agosto. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Confira o perfil de cada formação e escolha a sua!
Informática
O técnico em informática analisa, planeja, opera, monitora e programa sistemas microprocessados; instala e diagnostica redes; realiza manutenção de hardware e software; dá suporte técnico a usuários de computadores; utiliza e desenvolve ambientes web, banco de dados, sistemas de apoio gerencial e produtivo. No decorrer do curso, o estudante participa de aulas teóricas e práticas, palestras, seminários, eventos científicos, visitas técnicas e estágio supervisionado, além de desenvolver projetos. Como profissional, está apto a trabalhar em instituições públicas, privadas e não governamentais.

Meio Ambiente
O técnico em meio ambiente atua na organização de programas de educação ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem; trabalha com gestão de resíduos sólidos e gasosos, afluentes domésticos e industriais (esgotos), saneamento ambiental e estudo de impactos ambientais em áreas urbanas; faz gestão ambiental de impactos decorrentes do uso de agroquímicos em projetos de irrigação, drenagem, obras hidráulicas e áreas de exploração mineral. Pode atuar em instituições públicas, privadas e não governamentais, como estações de tratamento de resíduos, unidades de conservação ambiental, indústrias e agroindústrias. Mais informações no www.portal.ifba.edu.br/processoseletivo. As informações são da GeCom do Ifba de Seabra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas